Reforma Política - Participação da Sociedade

Goiânia-GO - Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados vem aprofundando as discussões e oportuniza audiências públicas em vários estados.

O tema é palpitante de real interesse para democracia brasileira e a intensão é a participação da sociedade no debate com isso permitindo propostas de força popular para aprimorar nossas instituições partidárias e consequentemente melhorando assim a política brasileira.

Para comissão, as audiências públicas permite legitimar as ações necessárias para produzir leis e políticas públicas do interesse geral. Um exemplo de grande sucesso da iniciativa popular é a lei da Ficha Limpa.
Toda vez que falamos em reforma, logo vem a nossa mente, que queremos melhorar algo já existe. O anseio popular motiva os parlamentares a levar as discussões fora do congresso nacional com isso possibilita a participação da sociedade.
Quando se propõe a Reforma Política, há uma concordância generalizada em aprovar a realização dos debates. A dificuldade está em chegar a um consenso, pois cada presidente de partido ou político tem uma visão. Essa visão sempre remete o beneficio próprio. Com isso surge ideias como:


Câmara de vereadores em Goiânia-GO
  - Voto Distrital
- Financiamento Público- Privado
-Listas Furadas
-Voto em legenda
-Lista pré – estabelecida
-Cotas para mulheres
-Voto facultativo
- Fim das coligações proporcionais
- Fim dos suplentes de senador
-Eleições para todos os cargos de 5 em 5 anos (incluído o de presidente)

Jair Heuert - Especial para Opinião Jovem
Colaboração: Cleuciane Heuert

Um comentário:

LUCIENE RROQUES disse...

Boa tarde Jair H. estou preocupada com a implantação de pedágio em goias, vamops perder mesmo o direito de ir e vir?. Acho um grande abuso arrumar as rodovias com o dinheiro do povo e depois cobrar (particular) para esse mesmo povo andar, porque tem-se que pagar duas vezes? nãop concordo. O senhor Bruno Peixoto depois que demos uns gritos na carta dos leitores no jornal o popular, um pedido de socorro literalmente; ele entrou com algumas "tentativas", mas parece que a coisa ta caminhando para um rumo sem volta, onde o cidadão goianiense vê as suas rodovias finalmente melhorando, no entanto, o pedagio esta a caminho e é justo por isto que as estão melhorando. Em viagem pelo sul do país vi isso acontecendo em outros estados e até tive a falsa ilusão de que em nosso estado GO o direito de ir e vir seria uma realidade inviolável. O que você pensa disso que esta acontencendo? Já escrevi denovo para o popular, tento mobilizar as pessoas, mas o governo quando quer ele faz. Eu não acho certo.
Um grande abraço!

Postar um comentário