Conferência da Juventude

A Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretária-Geral da Presidência da República, e o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) lançou oficialmente no dia 07 de junho de 2011 a 2ª Conferência Nacional de Juventude.

No Artigo 5º §1º e §2º do regimento interno estão previstas as etapas que antecedem a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que são: etapas Livres e etapas eletivas.

A Conferência Livre é uma das etapas de um processo nacional, que terá seu momento final de 09 a 12 de dezembro de 2011, em Brasília. O período definido no Regimento Interno Nacional para a realização das etapas livres é de 1º/06 a 30 /09 de 2011.

As Conferências Livres são instrumentos de participação que ampliam a construção de espaços de discussão e debate onde os diversos setores da sociedade brasileira podem contribuir para o fortalecimento da Política Nacional de Juventude. 

As conferências livres são uma ferramenta diversificada que possibilita a ampliação da participação política trazendo para a discussão pessoas que não participam dos espaços formais de debate.

São consideradas Etapas Livres as conferências realizadas presencialmente ou virtualmente em âmbito municipal, estadual, territorial ou temático; e as conferências municipais realizadas fora do prazo estabelecido pelo calendário nacional, conforme previsto pelo Regimento Interno Nacional.

Pense num tema (ou mais de um) que você ache importante discutir, relacionado aos temas tratados no Texto-Base1:

EIXO 1. Direito ao desenvolvimento integral, inclusão e autonomia: educação, trabalho decente, cultura, comunicação
1. Juventude e Educação
2. Juventude e Trabalho Decente
3. Juventude e Cultura
4. Juventude e Comunicação

EIXO 2. Direito ao Território: cidade, campo, transporte, meio ambiente e comunidades tradicionais
1. Juventude e a cidade
2. Juventude e o Campo
3. Juventude e o Transporte Público
4. Juventude e o Meio-ambiente
5. Juventude e os povos tradicionais

 EIXO 3. Direito à qualidade de vida: saúde, esporte, lazer e tempo livre
1. Juventude e Saúde
2. Juventude, Esporte e Lazer
3. Juventude e Tempo livre

EIXO 4. Direito à vida segura: segurança, valorização e respeito à diversidade e direitos humanos.
1. Juventude e Segurança
2. Juventude respeito à Diversidade e Direitos Humanos

EIXO 5: Direito à participação e ao poder: participação juvenil, políticas públicas de juventude como política de Estado, orçamento.
1. Juventude e Participação Juvenil
2. Políticas Públicas de Juventude como Política de Estado
3. Juventude e Orçamento

Para que nossos militantes sejam protagonistas na atual conjuntura dos acontecimentos em nosso país, é de suma importância que atuem participativamente na formulação de políticas públicas para juventude, defendendo os direitos da juventude, na educação, no esporte, lazer, cultural e trabalho.

Entende-se que as conferências livres são uma oportunidade para que esse debate seja ampliado nos estados, distrito federal e municípios. Pelo exposto, se faz necessário representantes da juventude republicana brasileira em todos os estados e municípios.

Um comentário:

Johnathan Ferreira disse...

As Conferencias da Juventude seguem na etapa municipal, que se encerra no dia 16/09. Em outubro haverá a Conferência Estadual, nos dias 29 e 30. Em dezembro será a etapa nacional. Está sendo bastante positiva.

Postar um comentário