Ferramentas para Análise Estratégica - ANSOFF, PEST, SWOT, Matriz BCG e Modelo 7s McKinsey

O marketing é extremamente dinâmico, desde que cada movimento dos atores no cenário mercadológico provoca reações que alteram completamente esse ambiente.

Daí a necessidade de se reinventar constantemente no ambiente de negócios. Ter intimidade com os fundamentos do marketing é essencial para balizar suas decisões. Agir com rapidez, competência e dedicação é uma das regras básicas desse jogo.

Por que é essencial conhecer estratégias?

Resumo Acadêmico - Dentro desses ambientes foram desenvolvidas ao longo do tempo diferentes estratégias. Vejamos a seguir as ferramentas para Análise Estratégica.


MATRIZ DE ANSOFF
Consiste em uma ferramenta, desenvolvida por Igor Ansoff, de modo a prover uma moldura lógica para uma compreensão e desenvolvimento de objetivos de marketing. A base da matriz é o grau de novidade (i) dos produtos a serem vendidos e (ii) dos mercados almejados. O modelo relaciona a estratégia de marketing à direção estratégica geral. Através dela pode-se mapear as estratégias de produto-mercado, como por exemplo: penetração de mercado, diversificação de mercados, diversificação de produtos e diversificação pura - em uma matriz mostrando produtos novos versus produtos existentes ao longo de um eixo e mercados novos versus mercados existentes ao longo de outro.

ANÁLISE SWOT
Consiste em um exame do ambiente interno da organização (missão, objetivos, estratégias, recursos, tendências etc.), para identificar forças e fraquezas específicas, e seu ambiente externo (demográfico, econômico, tecnológico, social, cultural, legal, forças políticas e naturais), para identificar oportunidades e ameaças específicas.
A denominação SWOT vem do inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). O sentido mais amplo é de compreender suas forças e fraquezas, para poder enfrentar as oportunidades de ameaças que se apresentam ao seu negócio.

MATRIZ BCG
Consiste em uma ferramenta, desenvolvida pelo Grupo de Consultoria de Boston, baseado em Harvard (USA), para uso no planejamento de produtos e unidades estratégicas de negócios (SBU - Strategic Business Units). A matriz, baseada na taxa percentual de crescimento anual de mercado e a participação de mercado do produto líder da empresa, permite ao planejador categorizar cada produto ou SBU como “Vaca Leiteira”, “Estrela”, “Ponto de Interrogação” (também denominada “Criança Problema”) ou “Cachorro”, e desenvolver estratégias de marketing apropriadas para a propensão de cada categoria para gerar, ou consumir recursos.

Modelo 7s da McKinsey
Consiste em uma moldura ou modelo, desenvolvida pela McKinsey Company, uma firma de consultoria dos USA, para maximizar o sucesso na implementação do planejamento estratégico da organização.
De acordo com esse modelo, as organizações que são excelentemente administradas têm sete elementos em comum: estratégia, estrutura e sistemas (os três elementos de hardware do sucesso) e estilo, habilidades, pessoal e valores, compartilhados (os quatro elementos de software do sucesso).

Analise PEST
Nessa estratégia o macro ambiente, são identificados e descritos os fatores ambientais que têm influência não somente sobre a organização em particular, mas o conjunto das organizações do mercado. São fatores muito difíceis de serem controlados ou influenciados pela empresa. As organizações de maior competência em termos de marketing procuram construir seus próprios valores, compensando assim eventuais dificuldades enfrentadas com a cultura e valores locais.
Por Jair Heuert
Trabalho da Especialização em Marketing

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